segunda-feira, 30 de novembro de 2009

WAGNER NA FRENTE EM NOVA PESQUISA

Política Pesquisa aponta reeleição de WagnerPublicada: 30/11/2009 7:22 Atualizada: 30/11/2009 7:16
Pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Campus, envolvendo um universo de 2587 entrevistado em todo o Estado entre os dias 15 a 23 de novembro, assegura a reeleição do governador Jaques Wager.
Na mostra espontânea, Wagner aparece com 33,1% das intenções de voto contra 11,6% do ex-governador Paulo Souto. O ministro Geddel Vieira Lima surge em terceiro lugar com apenas 3,4%, seguindo de ACM Neto 1,6%. Já na estimulada, Wagner permanece na primeira colocação com 48,4% dos votos, enquanto Souto surge com 26,4%, Geddel 12,e% e Hilton 1,5%.
O instituto simulou também os resultados para o segundo turno. O governador lidera, quando confrontado com Paulo Souto, com 56,3% dos votos. Seu antecessor perderia a eleição pois obteria apenas 33,1%.
Wagner ampliaria a vantagem se disputasse a segunda rodada eleitoral com Geddel, sempre conforme o instituto. Wagner dispararia com 61,2%¨contra 23,3% do ministro da Integração Nacional. De acordo com o Campus, no quisito rejeição, Hilton Coelho aparece na liderança com 41,5%, tendo atrás Paulo Souto 19,8%, Geddel 13,7% e Wagner 10,3%.
Os entrevistados foram sondados ainda sobre a intenção de votos para a Presidência da República. Lula (que não pode disputar um terceiro mandato) levaria disparado com 33,2%, deixando José Serra com 8,6% e Dilma Rousseff com 7,6%.
A pesquisa ainda afere votos para Marina Silva ( 1,5%) e Aécio Neves (1,1%). Quando confrontados Serra e Dilma, o governador de São Paulo sai na frente na pesquisa estimulada com 39%, enquanto a ministra das Minas e Energia fica com 23,7% das intenções de voto. Num eventual segundo turno, Serra bateria Dilma por 50,6% contra 31,6%.
PV vai lançar candidato ao governo dia 12
Vinte e oito diretórios do PV do Sul da Bahia estiveram reunidos, na Câmara de Itabuna, onde debateram os rumos do partido para as eleições de 2010. O encontro contou com as participações dos deputados federais Edgar Mão Branca, Edson Duarte e Luiz Bassuma, provável nome a ser lançado para disputar o governo estadual.
A mesa foi comandada pelo presidente estadual Ivanilson Gomes e o vereador Gerson Nascimento. Mais de 80% dos participantes se posicionaram favoráveis ao lançamento de candidaturas próprias ao Senado e ao governo.
Segundo Bassuma, cresce a participação nos debates e se fortalece a tese da chapa própria para disputar o governo, reafirmando os encontros de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lençóis. No próximo dia 06, o encontro acontece em Juazeiro com a presença da senadora Marina Silva, candidata do PV à Presidência da República. Salvador encerra o calendário no próximo dia 12, quando será anunciado oficialmente os nomes para disputar a sucessão de Jaques Wagner.
Publicada: 30/11/2009 7:22 Atualizada: 30/11/2009 7:16

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

RECUPERAÇÃO DA BA 220

FÁTIMA PEDIU E O GOVERNO ATENDEU: ABERTA ALICITAÇÃO DA BA-220 E BA-393
já está aberta a licitação para as obras de restauração da BA 220, trecho que liga Cícero Dantas a Paripiranga e da BA 393, trecho entre a BR 110 e a cidade de Heliópolis. A deputada Fátima Nunes fez essas indicações ao Governo do Estado e tem cobrado muito na secretaria de Infraestrutura e no Derba.
A BA 220 é um trecho altamente transitado que faz ligação entre a cidade de Aracaju (SE) e Bahia passando pelos municípios de Paripiranga, Fátima, Adustina e Cícero Dantas, grandes produtores de feijão, abóbora, milho e batata.
Já a BA 393 faz outra interligação entre Sergipe e Bahia passando pelo município de Heliópolis interligando a Poço Verde (SE).A deputada Fátima Nunes participou nesta quinta-feira, 26 de novembro. da abertura do Seminário Estadual de Mulheres no Poder Fazendo a Diferença, no Hotel Sol Vitória Marina, Vitória. Convocada pela deputada Neusa Cadore e pela Comissão das Mulheres da ALBA, a deputada Fátima Nunes dirigiu os trabalhos na parte da tarde cujo o tema foi "Políticas Públicas". O evento contou com a presença da Secretaria de Promoção da Igualdade (SEPROMI) e da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres. Para participar do evento a deputada Fátima Nunes convidou as companheiras do Sertão a vice prefeita, Marivania Silva, a vereadora de Ribeira do Amparo, Eulina, a prefeita de Banzê, Jailma, a vereadora de Inhambupe, Maria Helena e a prefeita de Cecília Petrina. A proposta do encontro é contribuir para o empoderamento das mulheres e construir uma estratégia que contribua para o aumento da representação feminina nos espaços de poder, reafirmando a luta pela implementação das políticas públicas que garantam a equidade de gênero
Fonte: por: www.fatimanunes.com.br
Postado por adustinando blog à

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

MESSIAS PRESIDENTE DO PT NOVAMENTE

No dias 22 de novembro de 2009, Messias se reelege presidente do PT de Paripiranga para seu segundo mandato com o apoio de todas as tendências do Município ou seja foi candidato único, ele tera o desafio de conduzir o partido rumo as eleições de 2010 e também a eleição de 2012, o PT tera desta vez um candidato forte na pessoa de Dr. José Carlos e todas as articulações passara pelo presidente, pois, no PT sempre houve respeito pelas institucionalidades das decisoes.

sábado, 21 de novembro de 2009

ELEIÇÕES INTERNA NO PT EM TODO BRASIL

Amanhã dia 22 de novembro de o PT elegera seu novo presidente nas três estâncias Municipal, Estadual e Federal tudo ocorrendo dentro das normalidades os eleitos será a nível municipal o atual presidente o Sr. Manoel Messias será reeleito, pois é candidato único da chapa, a nível Estadual também será reeleito o atual Presidente Jonas Paulo já a nível Federal poderá se eleger o Sergipano Jose Eduardo Dutra, será esta nova diretória que vai comandará o partido no processo decisivo para o Brasil em 2010 nas eleições geral no país.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PMDB EM PARIPIRANGA

Foi o que todos já esperava um fiasco a inauguração das cisternas de plástico do Geddel ou seja um ato político sem a oposição e nem a situação, pois a oposição de Paripiranga hoje é o PT sobre a liderança do Dr. José Carlos não tem outra os vereadores vão ter que opitar ou Dr. José Carlos ou Carlos Alberto quem será que vão escolher.

domingo, 15 de novembro de 2009

SOBRE NOSSA TERRA

História
Com a instalação do Govêrno-Geral do Brasil na cidade do Salvador, para êsse fim criada em 1549, os primeiros colonos foram se estabelecendo nas terras adjacentes da Bahia de Todos os Santos, que além de fértil oferecia a segurança desejada aos constantes ataques dos índios tupinambás, senhores da gleba, os quais eram considerados de índole belicosa e feroz, vivendo em contínua hostilidade com os seus irmãos de outras tribos.
Já no primeiro século do Brasil, o abastado fazendeiro e intrépido bandeirante Garcia Dias d' Á vila leva os seus currais muito além de Açu da Tôrre (enseada do Tatuapara) e obtém enormes sesmarias que o tornam o mais opulento proprietário territorial. Profundamente divergiam os índios do interior baiano daqueles que assentavam os seus arraiais às ribas do oceano. De tipo mais baixo, tez mais acobreada, menos apto talvez à civilização, com língua mais rude como a onomástica no-la atesta, constituíam o que se tem convencionado chamar de o "uarupo dos fapuias".
Com a chegada dos portuguêses, foi-lhes declarada guerra aberta, cuja intensidade diminuiu com a vinda dos abnegados padres da Companhia de Jesus, em missão de catequese, ministrando aos gentios as luzes da doutrina cristã o que contribuiu de modo significativo para lhes domar a índole guerreira, chamando-os à grei cristã, possibilitando, destarte, a penetração no interior.
Há incerteza quanto à tribo que ocupava a região onde hoje está localizado o município de Paripiranga. Tupinambás não o eram, certamente, porquanto êstes estavam localizados no baixo Irapiranga (Vaza Barris), em terras férteis, e não tinham necessidade nem lhes servia estabelecerem-se no "agreste". Na vasta região circunscrita pelos rios São Francisco, Jacurici e Itapicuru, algumas tribos mantinham seus aldeamentos. Sabemos que na região de Jeremoabo havia as tribos mungurus e ceriacás, quase sempre em pé de guerra, a ponto de O governador-geral D. João Lancastre, em 1697, ameaçar o chefe dos muncurus de mandar decapitá-Ias se a sua gente não sustasse os ataques reiterados contra os cariacás e, na região de Euc1ides da Cunha, a tribo dos caimbés.
Nada se pode adiantar de positivo quanto 80S índios que habitavam as terras onde atualmente está situado o município de Paripiranga. É, no entanto, tradição corrente, que ali existiu uma tribo denominada vermelhos, havendo quem admite pertencesse ela à família dos tapuias.
A primeira penetração no território ocorreu no século XVII, quando colonos portuguêses se fixaram no município, fazendo nascer a povoação de Malhada Vermelha, cujo nome foi mais tarde, mudado para Patrocínio do Coité, hoje cidade de Paripiranga.
Nos seus primórdios, a povoação de Malhada Vermelha foi premiada pelo cidadão José Antônio de Menezes, que construiu uma capela sob a invocação de Nossa - Senhora do Patrocínio, filiada à freguesia de Nossa Senhora do Bom Conselho dos Montes do Boqueirão. A dita capela foi elevada à categoria de freguesia pela Lei provincial número 1168, de 22 de maio de 1871, com o nom!, de Nossa Senhora do Patrocínio do Coité.
Foi o arraial de Patrocínio de Coité elevado à categoria de vila pela Lei provincial número 2553, de 1.0 de maio de 1886, que criou o município de Patrocínio de Coité, com território desmembrado do de Bom Conselho (atual Cicero Dantas), que se instalou a 1.0 de fevereiro de 1888. Pelo Decreto estadual número 7341, de 30 de março de 1931, o município teve o seu nome mudado para Paripiranga.
Os Decretos estaduais 7455, de 23 de julho de 1931 e 7479, de 8 de julho do mesmo ano, anexaram a Paripiranga o município de Cícero Dantas, sendo ai criada a subo prefeitura do mesmo nome. O município de Cícero Dantas foi restabelecido pelo Decreto estadual número 8447, de 27 de maio de 1933, ficando o município de Paripiranga constituído de dois distritos: Paripiranga e Adustina, cuja composição administrativa foi ratificada de acôrdo com a Lei número 62-8, de 30 de dezembro de 1953. Recentemente o distrito de Adustina ganhou autonomia administrativa e elevou-se à categoria de cidade.
Foi primeiro Intendente o padre Vicente Valentino da Cunha e compunha a primeira Câmara os seguintes vereadores: João Cardoso dos Santos (presidente), Alexandre José Ribeiro, Ludugero de Sousa Rocha, Joaquim Norberto de Santana, Diocleciano Mainart de Oliveira e João Antônio dos Anjos (Compilação da Inspetoria Regional de Estatística por José de Almeida Costa; Chefe da Agência Municipal de Estatística - Antunes Santa Rosa Carvalho).

Localização e posição do município em relação ao estado e sua capital
O município de Paripiranga localiza-se na Zona Fisiográfica do Nordeste, ficando totalmente incluído no Polígono das Sêcas. Limita com os municípios de Cícero Dantas, Jeremoabo, Simão Dias e Poço Verde, os dois últimos do Estado ele Sergipe. A sede municipal possui as seguintes coordenadas geográficas: 100 41' 02" de latitude Sul e 37° 51' 54" de longitude W. Gr. Rumo da Capital do Estado em direção à sede municipal, da qual dista em linha reta 250 quilômetros, N.N.E.

Distância rodoviária dos principais centros urbanos
Capital Federal - 1974 km; Capital do Estado - 428 km; cidades vizinhas de Cícero Dantas - 63 quilômetros; Jeremoabo - 125 quilômetros; Simão Dias (SE) - 9 quilômetros e Poço Verde (SE) - 48 quilômetros.

Altitude
A altitude da sede municipal é de 430 metros.

Área
A área do município é de 289 km².

Clima, vegetação e riquezas naturais
O clima do município é quente e sêco no verão, e frio, sêco e muito agradável, no inverno. A temperatura da sede municipal apresentou, em 1956, as seguintes graduações: máxima - 30°C, mínima - 18°C, média - 24°C.
O município apresenta a topografia acidentada com algumas elevações; é banhado pelo rio Vaza-barris e por outros cursos de água de menor significação.
O revestimento florístico do município é rico, revelando a existência de madeiras de lei, destacando-se pau d'arco, jacarandá, pau-ferro e notando-se também as seguintes plantas medicinais: gengibre, jurubeba, purga de batata, catuaba, quina, capeba, mastruço, malva, herva de Santa Luzia, quebra-pedra, ipecacuanha, fedegoso, cássia, angico, barbatimáo e outras.
A fauna é peculiar à maioria dos municípios do Nordeste. De origem mineral existem jazidas exploradas de pedra para construção, manganês e pedra calcária e não exploradas de cristal de rocha.

Cultos religiosos
O município é sede da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, subordinada à diocese de Paulo Afonso. Há algumas Igrejas Protestantes e comunidades de cult espírita e afro-brasileriro, mas de menor expressão.
As principais celebrações religiosas são: Natal - com a tradicional "Missa do Galo". São João - Queimam-se fogos de artifícios e nos lares são servidos aos visitantes canjica de milho verde, milho assado, licores, principalmente o de jenipapo, doces, etc. São Pedro - assemelha-se à de São João, havendo, no entanto, uma grande festa de cunho secular. Festa da Padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio - realizada em novembro, consta de missa festiva e procissão que, à tarde, percorre as ruas da cidade e recolhe-se à Igreja Matriz, onde os fiéis recebem a bênção do Santíssimo Sacramento.

Justiça
Pela Lei provincial número 2553, que o criou, o município ficou como têrmo da comarca de Jeremoabo, desta passando para têrmo da de Bom Conselho, pelo Ato estadual de 16 de maio de 1890.
O Decreto estadual número 1 351, de 8 de janeiro de 1914, transferiu provisoriamente para o têrmo de Patrocínio do Coité a sede da comarca de Bom Conselho, que retomou ao seu lugar primitivo pela Lei estadual número 1119, de 21 de agôsto de 1915, passando Patrocinio do Coité, em virtude dessa mesma lei, a têrmo da Comarca de Jeremoabo.
Pelo Decreto estadual número 6 145, de 8 de abril de 1929, Patrocínio do Coité passou a ser sede provisória 'da Comarca de Jeremoabo, que retomou ao lugar primitivo pelo Decreto estadual número 6527, de 11 de outubro do mesmo ano.
A Lei estadual número 2225, de 14 de setembro de 1929, transferiu para a com arca de Bom Conselho o têrmo de Patrocinio do Coité. Já com a denominação de Paripiranga, o têrmo foi transferido desta última para a comarca de Jeremoabo, pelo Decreto estadual número 7481, de 8 de julho de 1931. Desmembrada desta, foi a comarca de Paripiranga criada pelo Decreto-lei estadual número 141, de 31 de dezembro de 1943.

Outros aspectos do município
Aos naturais do município aplica-se o pátrio paripiranguenses. O nome primitivo da localidade onde se originou o município era "Malhada Vermelha", proveniente da abundância de terrenos argilosos com a denominação local de "selão", depois mudado para Patrocínio do Coité, havendo ligação dêsse nome com a existência, na extrema oriental do município, de grande exemplar de uma árvore denominada coité. Finalmente, por fôrça do Decreto estadual n.O 7 341, de 30 de março de 1931, passou o município a denominar-se Paripiranga, que segundo alguns vem do tupi "terra vermelha", nome primitivo do lugar; e segundo outra versão é a junção dos vocábulos "pari" (cercado de peixes) e de "piranga" (vermelho), donde viria também Ipiranga, o antigo nome do vaza-barris.

sábado, 14 de novembro de 2009

PT PARIPIRANGA

Hoje dia 14 de Novembro de 2009, reuniu se a militância do Partido dos Trabalhadores de Paripiranga com a presença do Presidente Estadual Jonas Paulo, Wilson Paulista da Executiva Estadual e também da Deputada Fátima Nunes este encontro foi presidido pelo Presidente do PT de Paripiranga Messias também se fizeram presente neste encontro o Dr. Jose Carlos, Sergio Freira, Toninho do Banco do Brasil e Wilson do PT e demais personalidade local e regional.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

DEPUTADA FÁTIMA NUNES


Fátima cumpre a agenda no interior do estado
A parlamentar será recebida por lideranças políticas de Sítio do Quinto, Paripiranga e Euclides da CunhaA realização do I Seminário de Trânsito do Nordeste da Bahia abrirá a agenda de trabalho da deputada estadual Fátima Nunes neste final de semana. O evento acontece hoje, 12/11, às 15h, na Praça de Eventos de Sítio de Quinto, a 405 quilômetros de Salvador. Durante o encontro será discutido as problemáticas do trânsito onde será criada a Carta do Sertão, que será assinada por todas as autoridades presentes. A carta será enviada ao governador Jaques Wagner solicitando uma equipe móvel de trânsito para tirar carteira de motorista e regularizar o IPVA atrasados. No evento será arrecadados alimentos para o Natal Sem Fome e sorteio de brindes. A mesa de debate será formada por prefeitos e vereadores dos municípios de Cícero Dantas, Paripiranga, Fátima, Adustina, Antas, Novo Triunfo, Jeremoabo, Pedro Alexandre e Coronel João Sá. No dia 13/11, às 9h, a parlamentar se reunirá com prefeitos e lideranças políticas do município de Sátiro Dias. Ainda no dia 13/11, às 14hFátima Nunes participa de uma palestra com os alunos do Colégio Estadual Roberto Santos sobre o Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa.PED 2009 - No próximo dia 14/11, a deputada Fátima Nunes (PT), o prefeito de Camaçari, Luís Caetano(PT) e o presidente do Partido dos Trabalhadores, Jonas Paulo visitarão os municípios do Semiarido Nordeste II para cumprirem agenda de campanha do Processo de Eleições Diretas (PED). O objetivo da visita é promover reuniões com militantes, lideranças e filiados do Partido dos Trabalhadores, que votarão no PED/2009, para que eles possam conhecer as propostas de Jonas Paulo para a próximo biênio 2010/2011. No dia 14/11, às 9h, a comitiva visita o município de Paripiranga para uma reunião com militantes do Partido dos Trabalhadores de Adustina, Fátima, Cícero Dantas, Heliópolis, Antas, Novo Triunfo, Sítio do Quinto, Coronel João Sá, Santa Brígida, Pedro Alexandre e Jeremoabo.No período da tarde, às 14h, a comitiva de Jonas chega a Euclides da Cunha para mais um encontro. Dessa vez, com militantes das cidades de Quinjigue, Banzaê, Canudos, Ribeira do Pombal, Ribeira do Amparo, Cipó, Nova Soure, Uauá, Tucano, Nordestina, Cansanção, Monte Santo e Euclides da Cunha. De acordo com o diretor de articulação do Semiarido Nordeste II, de Euclides da Cunha, José Pereira, conhecido como Pereira do Mel, a principal meta deste evento é concientizar os filiados da importância do PED na preparação para as Eleições 2010, no crescimento da militância, além do fortalecimento do PT nos municípios.Fonte: Deputada Estadual Fátima Nunes
Postado por adustinando blog às

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

UMA NOVA PESQUISA

DILMA SOBE QUATRO PONTOS

A mais nova pesquisa Vox Populi sobre as eleições presidenciais em 2010, divulgada nesta terça-feira (10), mostra que o governador de São Paulo, José Serra, ainda lidera as intenções de voto, mas cedeu quatro pontos à ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff. No primeiro cenário, o tucano caiu de 40% para 36%, a petista subiu de 15% para 19%, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) perdeu um ponto, de 13% para 12%, a vereadora de Maceió Heloísa Helena, que não havia sido testada anteriormente pelo instituto, cravou 6%, e a senadora Marina Silva (PV-AC) alavancou de 3% para 5%. Os votos nulos, brancos e os indecisos somam 23%. Com a substituição do candidato do PSDB para o governador de Minas Gerais Aécio Neves, a disputa fica ainda mais equilibrada com os três primeiros em empate técnico. Dilma lidera com 20%, Ciro aparece em segundo com 19%, o mineiro apresenta 18%, Heloísa 8% e Marina 4%. Os votos nulos, brancos e os indecisos somam 31%. O estudo ouviu 2 mil eleitores de 170 municípios de 23 unidades federativas, entre o último dia 31 de outubro e a última sexta (6). A margem de erro é de 2,4%.

NOVE PONTOS É A DIFERENÇA ENTRE WAGNER E PAULO SOUTO

De acordo com publicação da revista semanal IstoÉ, uma recente pesquisa quantitativa para o Governo do Estado encomendada pelo Democratas da Bahia coloca Jaques Wagner (PT) com 38% das intenções de votos, ao mesmo tempo em que Paulo Souto (DEM) aparece com 29% e Geddel Vieira Lima (PMDB) não passa de 9%. O periódico também menciona a existência de um levantamento qualitativo em que o ministro da Integração Nacional nem sequer pontua. Entretanto, a assessoria de Comunicação do DEM contesta os números apresentados pela revista e diz que o presidente regional da legenda lidera todos os cenários estudados pelo grupo. Pronto, está montada a confusão. Enquanto o PT solta foguetes, as candidaturas de oposição desqualificam a publicação. “Já vi três versões diferentes desta mesma pesquisa. Também nunca vi ninguém pontuar em qualitativa. Ela serve para ver a imagem do candidato e traçar metas para discurso. Você avalia os pontos fortes e francos. Tiveram tanta presa em plantar a nota que nem se atentaram para os métodos”, observa Lúcio Vieira Lima, comandante do PMDB baiano.
(Daniel Pint

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ESCULACHAR!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PT PARIPIRANGA

Próximo dia 14 de Novembro haverá uma reunião do PT em Paripiranga com a presença do presidente estadual do Partido Jonas Paulo esta reunião será presidida pelo o presidente da legenda em Paripiranga Manoel Messias e contara com a presença de todas as lideranças municipais, mas detalhes nos próximos dias.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

08 DE DEZEMBRO

Conceição de Campinas aguarda a programação dos festejos da festa de Nossa Senhora da Conceição no dia 8 de dezembro de 2009 há uma grande perspectivas para as festa de rua, pois, o atual prefeito sempre faz grandes eventos nestas festas aguardamos as novidades.

DEMISSÕES NAS PREFEITURAS

DEMISSÕES A VISTA NAS PREFEITURAS.
Os municípios do Sertão bainano estão sendo obrigados a fazer o exugamento da máquina pública que em sua maioria se encontra "inchada" com contratados e apadrinhados políticos.
A bruxa das demissões anda solta nas prefeituras, ora para cumprir e lei de responsabilidade fiscal, ora obrigado pelo ministério público. Em Tucano, o prefeito Rubinho anunciou desde o final de agosto a demissão de cerca de 300 servidores, em Ubaitã foram 270 demitidos. Por determinação do Ministério Público, a Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha publicou no último dia 30 de setembro a demissão de quase 450 funcionários contratados. Hoje na cidade de Araci já foram demitidos 400 funcionários , em Sítio do Quinto estar previsto a demissão de 150 e em Adustina se o ministério público entrar em ação serão mais de 200. Liderança do Prefeito em Adustina, ja afirmou que a maioria dos contratos não serão renovados ano que vem.
Saber que muitos desse contratados votaram no atual gestor em troca do emprego que vão perder assim tão rápido, é lastimável...
Postado por adustinando.

domingo, 1 de novembro de 2009

ELEIÇÃO NO PT

No próximo dia 22 de novembro de 2009, o PT Partido dos trabalhadores de todo o Brasil estará escolhendo seus novos diretórios: federal, estadual e municipal, aqui em Paripiranga terá candidato único à presidente Messias, estadual o candidato é Jonas Paulo único também já a nível nacional haverá uma disputa entre José Eduardo Dutra e José Eduardo Cardoso estes irá buscar os votos dos filiados de Paripiranga que são exatamente 315 filiados, existem outros candidatos a nível estadual e federal, mas não possui representações aqui em nosso município.