sexta-feira, 23 de outubro de 2009

TOPA

Prorrogado prazo para inscrições no Topa
Publicada no dia 22/10/2009 às 11h20

Cidadãos baianos com idade acima de 15 anos e interessados em se alfabetizar, podem se inscrever até o dia 31 deste mês, no programa Todos pela Alfabetização (Topa). Com meta de alfabetizar, até 2010, um milhão de baianos, o programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) trabalha com a alfabetização sob a concepção de que este é um direito do cidadão que não prescreve com a idade.

Os interessados devem se dirigir à sede das Diretorias Regionais da Educação (Direc) ou às secretarias municipais da Educação. Já as entidades dos movimentos social e sindical que desejam aderir ao programa devem procurar as Direc. Os municípios que ainda não aderiram devem procurar a coordenação do Topa na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na sala 402.

Na primeira etapa, em 2007, foram alfabetizadas 171 mil pessoas. Atualmente, o Topa conta com 351 mil alfabetizandos em sala de aula e a meta é matricular 300 mil baianos para a terceira etapa. Até o momento são 364 mil inscritos para o Topa 2009.

Encontro entre Unidades Formadoras e coordenadores do Topa

Até esta sexta-feira (23) a coordenação do Topa se reúne com as Unidades Formadoras (universidades públicas e faculdades privadas), responsáveis por executar a formação inicial e continuada dos alfabetizadores, coordenadores de turma, tradutores e intérpretes de Libras, da terceira etapa do Topa, para traçar os planos estratégicos e abrangências para cada unidade. O encontro está sendo realizado no Hotel Vilamar, das 9 às 18h.

Nesta quarta-feira (21) se reuniu a coordenação as Unidades Formadoras. Na quinta (22), o encontro ocorre entre as Unidades Formadoras e supervisores do Topa. No encerramento, sexta-feira (23), a reunião é somente entre supervisores. Para este terceiro ciclo, inscreveram-se 15 entidades, sendo 12 selecionadas, dentre elas, as universidades estaduais do Estado (Uneb), de Feira de Santana (Uefs), Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), e a Unime.
Fonte: Agecom

0 comentários: