sábado, 27 de março de 2010

AS NOTÍCIAS DO SÁBADO

.
ONDE SERRA CRESCE E DILMA PERDE
07:34:44


Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo a recuperação de José Serra na pesquisa Datafolha tem fatores principais, entre eles seu desempenho na região Sul, no eleitorado mais pobre e com o público feminino. Dilma Rousseff, que havia crescido em todas as regiões em fevereiro, agora ficou estagnada ou até oscilou negativamente em vários segmentos do eleitorado.No Sul, que concentra 14% dos eleitores do país, Serra subiu dez pontos percentuais, de 38% para 48%. Dilma, que fez carreira política no Rio Grande do Sul, não se consolidou ainda entre os gaúchos e registrou uma queda de 24% para 20%.Os 28 pontos percentuais de diferença no Sul são a maior dianteira de Serra sobre Dilma no aspecto geográfico das intenções de voto do Datafolha.Entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos (R$ 1.020), ou 52% da amostra do Datafolha, Serra subiu de 30% para 35%. Dilma oscilou de 29% para 26% -apesar de um dos principais programas do governo Lula ser o Bolsa Família, que beneficia a população de baixa renda.Serra aumentou sua vantagem no eleitorado feminino. Em fevereiro, o tucano já liderava (33% a 24%). Agora, tem 15 pontos a mais (37% a 22%).Do ponto de vista apenas numérico, os quatro pontos percentuais que Serra obteve na soma geral da pesquisa Datafolha (de 32% para 36% das intenções de voto no país) tiveram as seguintes origens: um ponto de Dilma (que caiu de 28% para 27%), um ponto de Ciro Gomes (cuja taxa oscilou de 12% para 11%) e dois pontos entre os que declaram ter intenção de votar em branco, nulo ou em nenhum nome.Dilma, que variou negativamente dentro da margem de erro, manteve seus percentuais em segmentos importantes.Por exemplo, na região Sudeste (42% do eleitorado), Dilma ficou com 24%, o mesmo percentual de fevereiro. Serra oscilou para cima, na margem de erro, de 38% para 40%.No Nordeste (28% do eleitorado), Dilma tinha 36% em fevereiro e agora está com 35%.Serra saiu de 22% e foi a 25%, numa região onde Lula é forte.
(Samuel Celestino)
ALEXANDRE CONDENADO A 31 ANOS E ANA CAROLINA A 26
07:29:00


Notícia da Folha de São Paulo da conta de que o Tribunal do Júri do Fórum de Santana, na zona norte de São Paulo, condenou no início da madrugada deste sábado (27) Alexandre Nardoni, 31, e Anna Carolina Jatobá, 26, pelo assassinato de Isabella Nardoni, morta aos 5 anos de idade, ao ser atirada pela janela do 6º andar do apartamento onde vivia o pai e a madrasta. No total, Nardoni foi condenado a 31 anos, 1 mês e dez dias de prisão e Jatobá a 26 anos e oito meses, ambos em regime fechado. A defesa anunciou que vai recorrer da decisão.Os jurados – quatro mulheres e três homens – entenderam que os réus cometeram homicídio triplamente qualificado, por usarem meio cruel (asfixia), dificultarem a defesa da vítima, que foi arremessada pela janela inconsciente, e terem cometido um crime para encobrir outro, o que haviam feito no apartamento. A pena de Alexandre foi aumentada em um sexto porque ele cometeu o crime contra a própria filha e por ter se omitido na condição de pai. Também pesou um agravante contra ambos: a menina ter menos de 14 anos de idade. Soma-se a essa pena a condenação por mais um crime, oito meses e 24 dias-multa por fraude processual, pelo fato de o casal ter alterado o local do crime com o intuito de enganar as autoridades. O placar da condenação,

(Samuel Celestino)
SERRA DISPARA 9 PONTOS SOBRE DILMA
07:16:56


O governador José Serra voltou a crescer deforma consistente e, de acordo com o DataFolha que hoje é divulgado, coloca nove pontos à frente de Dilma Rousseff . Ele agora está com 36% contra 27% da candidata lulista, que caiu enquanto o tucano cresceu forte em pouco mais de um mês. No último Datafolha ele estava com 32% contra 28% de Dilma. Ciro Gomes caiu um ponto, está com 11% e Marina Silva estacionou em 8%. Segundo a pesquisa, num segundo turno (se houver) Serra teria 48% contra 39% da lulista A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 26 com 4,158 eleitores e a margem de erro é de 2%.
(Samuel Celestino)
LANÇAMENTO DO PAC-2 SELA ALIANÇA WAGNER-BORGES
00:00:58


Foto: Manu Dias/AgecomCésar Borges, Franklin Martins, Wagner, Lula e Dilma em Ilhéus
A expectativa para que o fechamento da aliança entre o governador Jaques Wagner e o senador César Borges ocorresse durante a visita da comitiva presidencial ao sul baiano nesta sexta-feira (26) foi parcialmente frustrada. Os dois caminharam lado a lado nos dois eventos, do lançamento do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), em Itabuna, e da assinatura do edital de licitação da Ferrovia Oeste-Leste, em Ilhéus, e de acordo com informações obtidas com integrantes do próprio governo, a união PT-PR na Bahia para a disputa das próximas eleições foi sacramentada. A assessoria do parlamentar republicano nega a definição, mas no Palácio de Ondina é dado como indubitável o anúncio durante o lançamento da segunda etapa do Plano de Aceleração do crescimento (PAC-2) na manhã de segunda-feira (29), em Brasília. Novamente o presidente Lula, a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, Wagner e Borges estarão juntos em um evento do governo federal, agora com o adendo da presença do ministro dos Transportes e grande liderança do PR nacional, Alfredo Nascimento. Por falar no titular, que disputará o Executivo do Amazonas, a comunicação de César negou veementemente que um possível acordo dele com o PT esteja relacionado a um pedido do senador para ocupar a vaga caso Dilma vença a disputa presidencial (ver nota).
(Evilásio Júnior)
WAGNER ANUNCIA NOVO SECRETARIADO: PINHEIRO FICA
00:00:57


Foto: Manu Dias/AgecomWalter Pinheiro permanece na equipe de Jaques Wagner e não disputa eleições
O governador Jaques Wagner anunciará o secretariado provisório do Estado em um evento na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, na próxima terça-feira (30), às 9h. Como foi antecipado pelo Bahia Notícias (ver nota), a maioria dos cargos ficará com os respectivos chefes de gabinete até a conclusão do processo eleitoral. As mudanças atingem oito pastas, entre as quais sete substituições estão confirmadas: Relações Institucionais (sai Rui Costa, entra Paulo César Lisboa), Turismo (sai Domingos Leonelli, entra Antonio Carlos Tramm), Agricultura (sai Roberto Muniz, entra Eduardo Seixas Sales), Justiça (sai Nelson Pelegrino, entra Isidoro Orge), Meio Ambiente (sai Juliano Matos, entra Adolpho Ribeiro Schindler Netto), Infraestrutura (sai João Leão, entra Valter Tavares da Silva) e Desenvolvimento Urbano (sai Afonso Florence, entra Cícero Monteiro). Já em Desenvolvimento Social Aroldo Andrade é o mais cotado para assumir o posto de Valmir Assunção. Também como foi adiantado pelo BN (leia aqui), Walter Pinheiro fica na Secretaria do Planejamento e abdica de disputar a renovação do mandato de deputado federal.

0 comentários: