segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

POLÍTICA 2010


Safra de aliados na região NORDESTE deve beneficiar Dilma

Pelos cenários que estão sendo montados nos Estados, a tendência é que mais de um candidato a governador montem palanques para a candidata petista à Presidência
É um toma-lá-dá-cá. Se por um lado os governadores se beneficiam com a aprovação de Lula (PT) no Nordeste, o presidente também não pode fazer pouco dos aliados. Precisa deles para emplacar a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).
Em Pernambuco, por exemplo, a tendência é de que o atual governador, Eduardo Campos (PSB), seja reeleito com o apoio do PT. A preço de hoje, isso deve garantir o palanque para Dilma no estado.
Campos aparece com 55% das intenções de voto na última pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha. Ele terá como adversário mais forte o ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), que surge com 30%.
Ambos tendem a formar o arco de aliança de Dilma, uma vez que o PMDB de Jarbas está cotado para indicar o vice na chapa nacional encabeçada pela petista.
Situação semelhante pode-se encontrar no Maranhão. Os dois principais candidatos podem dar suporte local para Dilma. A governadora, Roseana Sarney (PMDB), está à frente nas pesquisas. Cassado em abril deste ano, o governador eleito em 2006, Jackson Lago (PDT) ainda aparece com 24,6% das intenções de voto.
Na Bahia, a briga será direta entre os aliados PT e PMDB. O atual governador, Jaques Wagner (PT), aparece em primeiro lugar na pesquisa Datafolha, de dezembro. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB) pode vir a disputar o Governo. Mais uma vez, a Dilma teria os dois possíveis palanques.
Outro cenário possível, apontado pelo professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (UNB), David Fleischer, é a de que Geddel feche com o PT para a vaga de senador e adie a disputa pelo Governo para 2014.
No Ceará, segundo o professor da UNB, também existe a forte possibilidade de o governador Cid Gomes (PSB) ser reeleito e também apoiar Dilma. "A prefeita (de Fortaleza, Luizianne Lins - PT) anda teimosa aí, querendo lançar candidato, mas acho que o PT nacional vai enquadrá-la", aposta.Já no Piauí, o governador Wellington Dias, apesar de ser do PT, não conseguiu fazer com que nenhum dos pré-candidatos de seu partido chegasse a 10% nas últimas rodadas. Com isso, o PT pode vir a apoiar o candidato do PMDB ou do PSB, garantindo, assim, mais palanque para Dilma.Na Paraíba, com a cassação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) no ano passado e a posse de José Maranhão, o PMDB domina a cena. Aliados de outrora, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) e Maranhão podem se enfrentar. Na última pesquisa, feita pelo Ibope, os dois apareciam empatados.Em Sergipe, o atual governador, Marcelo Déda (PT) lidera nas pesquisas, mas tem encostado no rival do DEM, o ex-governador do Estado, João Alves (Giselle Dutra)
AS INTENÇÕES DE VOTO - OS NOMES E OS PERCENTUAIS MaranhãoRoseana Sarney (PMDB): 49,8%; Jackson Lago (PDT): 24,6%; Flávio Dino (PCdoB): 10,1%. Instituto: Sensus PiauíJoão Vicente Claudino (PTB): 27,9%; Sílvio Mendes (PSDB): 29,2%; Wilson Martins (PSB): 10,69%. Instituto: Data AZ CearáCid Gomes (PSB): 53%; Roberto Pessoa (PR): 14%; Renato Roseno (Psol): 6%. Instituto: Datafolha Rio Grande do NorteRosalba Ciarlini (DEM): 40%; Carlos Eduardo Alves (PDT): 13%; Robinson Faria (PMN): 11%. Instituto: IbopeParaíba Ricardo Coutinho: 38%; José Maranhão (PMDB): 37%; Cícero Lucena (PSDB): 14%. Instituto: Ibope. Pernambuco Eduardo Campos (PSB): 61%; Jarbas Vasconcelos (PMDB): 10%; João Paulo (PT): 10%. Instituto: Datafolha. AlagoasFernando Collor (PTB): 45%; Teo Vilela (PSDB): 26%. Instituto: Ibrape. SergipeMarcelo Déda (PT): 43,7%; João Alves (DEM): 35,7; Almeida Lima (PMDB): 6,4%. Instituto: Padrão.Bahia: Jaques Wagner (PT): 39%; Paulo Souto (DEM): 24%; Geddel Vieira Lima (PMDB): 11% Instituto: Datafolha.Fonte: O Povo

0 comentários: